2 de dez. de 2009

ENTREVISTA


Professora Doutora Mariluci Alves Martino
Diretora da FATEC Guarulhos


Como nasceu a FATEC Guarulhos?
A Fatec Guarulhos é fruto da convergência de interesses entre o Centro Paula Souza e a Prefeitura de Guarulhos. Ambas instituições se empenharam no sentido de oferecer uma formação de qualidade e gratuita. A prefeitura é responsável pela infra-estrutura (aluguel do prédio, manutenção, contas de água, luz) e parte do pessoal de apoio. O Centro Paula Souza, responde por toda a estrutura pedagógica e diretrizes para o funcionamento da instituição.


Qual seu percurso até se tornar Diretora da FATEC Guarulhos?
Iniciei minha trajetória profissional em Organizações Empresariais, atuando nas áreas administrativas. Após concluir a Graduação em Administração, tive a oportunidade de exercer a função como analista de organização e recursos humanos. Buscando um aperfeiçoamento na área, fiz uma pós graduação em Organização & Métodos. No desenvolvimento dessas funções, me deparei sempre com as questões de treinamento, aprendizagem  e o desenvolvimento de pessoas. Essa trajetória de certa maneira despertou em mim o interesse em tornar-me educadora, iniciando em 1997 como professora da ETEC Horário Augusto da Silveira. Novamente percebi a necessidade de me qualificar para o exercício dessa função, o que me levou a fazer outra pós graduação na área de formação Pedagógica.
Essa pós, teve um significado muito especial para mim, pois percebi o quanto a relação emprego, trabalho e educação são temas intimamente relacionados e complementam-se entre si.  Esse tema me conduziu a busca de um mestrado com uma proposta de estudo sobre ”Mudanças no Trabalho e Formação Profissional”. Esses estudos me conduziram a mapear a história e a concepção de trabalho do Centro Paula Souza nas suas respectivas unidades de ensino. Com esse propósito, fui convidada a trabalhar na Coordenadoria do Ensino Técnico do Centro Paula Souza. A oportunidade de trabalhar na Administração Central me permitiu obter um olhar sistêmico do Centro Paula Souza em sua amplitude  que contemplava, naquela ocasião,  mais de 120 ETECs e 14 Fatecs. Após a conclusão do mestrado em Administração pela PUC-SP e com um olhar na continuidade dos estudos (Doutorado), prestei concurso para ministrar aulas na Fatec Zona Leste. Além disso,  paralelo ao trabalho no Centro Paula Souza, passei a ministrar aulas em outras instituições de ensino privadas como Uninove, Unicsul, Uniban, e outras e também na pós graduação como professora convidada.
Todo esse percurso, me permitiu um olhar sobre as diferentes propostas educacionais, tanto no Setor Privado quanto no Setor Público,  e me conduziu a uma percepção de identidade entre esses objetivos e meus interesses intelectuais. Ao ingressar na Fatec Zona Leste e acumular as atividades no Centro Paula Souza (Coordenadoria do Ensino Técnico), passei a obter um entendimento maior sobre as questões de Formação Técnica e Tecnológica, inclusive as de nível Superior. Como resultado desse entendimento, conclui que a relação de emprego, trabalho, renda e formação profissional tem uma  complexidade muito maior e uma instituição de ensino deve buscar um olhar para além de seus próprios muros. Com essa premissa, ingressei no Programa de Educação e Currículo da PUC-SP e desenvolvi a tese de Doutorado, intitulada “A importância das Parcerias na Educação Profissional” a qual defendi em 2006.
Ao conquistar o título de Doutor e tendo dedicado os últimos 12 anos no Centro Paula Souza, fui convidada a assumir a Coordenação da Implantação da Fatec-Guarulhos, e depois assumindo a Direção dessa unidade. Além de atuar como Diretora tenho vinculo com a PUC-SP, desenvolvendo projetos de Formação de Gestores para uso de Novas Tecnologias, bem como ministro aulas de Administração na Faculdade IBTA.

Na sua percepção, qual é o perfil dos alunos da FATEC Guarulhos?
Os alunos da Fatec Guarulhos, têm um perfil bastante diferenciado, no que se refere a posicionamento profissional e intelectual. Todos sabem, de certa maneira, que enfrentarão pela frente desafios no percurso de formação,   já que o curso passa a lhes exigir uma dedicação significativa, sobretudo pela densidade de disciplinas tecnológicas, e é necessário conciliar as demandas da vida pessoal, a busca de trabalho e renda. Porém esses são os desafios esperados pelos alunos da Fatec-Guarulhos. Segundo eles: “se fosse fácil não estariamos na Fatec e sim em outras instituições”. Portanto, o perfil dos alunos da Fatec-Guarulhos se aproxima do nível de exigência do mundo do trabalho atual, em que lhe é cobrado qualidades como determinação, criatividade e capacidade de raciocínio lógico.

Pretende aumentar o número de cursos? Quais?
A Fatec iniciou suas atividades com apenas um Curso no período da tarde e noite. Após seis meses de implantação, e análise da vocação regional, sugeri ao Centro Paula Souza a abertura de mais um curso no período da manhã, já visando ampliar a atuação no Município. Partindo da análise dos indicadores do Município de Guarulhos, a Fatec Guarulhos poderá contribuir com a formação de tecnólogos nas áreas que dão suporte ao Aeroporto, como Logística, Comércio Exterior como também para as Industrias Metal Mecânica.  Nesse sentido, faz parte dos planos de expansão abrimos cursos nas áreas de Gestão da Produção Industrial, Comércio Exterior, assim como outros que ainda estão sendo estudados.


Conte um pouco sobre o Centro Paula Souza
O Centro Paula Souza é uma instituição totalmente voltada para atender as demandas do mundo do trabalho. Embora há um significativo resultado na formação de nível médio, considerada inclusive como mantenedora das melhores escolas  públicas do Estado de São Paulo, indicadas pelo ENEM e ENAD no nível Superior. Possui estabelecimentos espalhados por vários locais do Brasil sendo que são 157 Escolas Técnicas e 47 Faculdades de Tecnologia proporcionando aos interessados a oportunidade de realizar um curso gratuito, o que faz com que todos possam recorrer a isso.
Os tipos de cursos são os mais variáveis possíveis e variam de cidade para cidade, alguns deles são: Nutrição, Administração, Informática, Bioquímica, Secretariado, entre outros.
(Entrevistado por Jayme Leme)