Nome e função dos entrevistados:
Eliana Queiroz: Coordenadora de Recursos Humanos
Paulo Fontes: Gerente Corporativo de Logística
Do seu ponto de vista o que é logística?
A logística é percebida como uma das principais ferramentas gerenciais para a obtenção da vantagem competitiva. A racionalização de processos, com a conseqüente agregação de valor (e redução de custos) a produtos e serviços, tornou-se ponto vital para o desenvolvimento das empresas.
A logística é aplicada desde a análise do mercado e da previsão de demanda do produto até a aquisição de matéria prima, passando pelo gerenciamento e planejamento da produção, estoque e distribuição. As estratégias logísticas influenciam no projeto do produto, nas parcerias, nas alianças e na seleção de fornecedores. É ela que dá condições práticas para a concretização das estratégias e metas definidas pelo setor de marketing, assim como em outros processos vitais para os negócios.
Qual é o ramo da cadeia logística que sua Empresa atua?
Transporte multimodal (rodoviário e fluvial) e armazenagem.
Como está o mercado para novos profissionais?
O mercado está carente de bons profissionais que atuem nesta área. Todos os segmentos tem sua área de logística e suprimentos.
O mercado está bem aquecido.
Houve contratação no ultimo ano e há pretensão de contratar novos profissionais em sua empresa?
Sim, efetuamos contratação de novos profissionais.
Contratamos tecnólogos de logística para participarem do nosso Programa da Desenvolvimento de Liderança Operacionais – PDLO, com o intuito de prepará-los para assumir posições de comando.
Qual é o perfil que sua Empresa busca em um profissional de logística?
Perfil: Visão, empreendedorismo, domínio da área, estrategista, raciocínio lógico e com forte perfil de liderança.
Qual é a possibilidade de ascensão do profissional de logística dentro da Bertolini?
Como temos 21 filiais a nível Brasil e principalmente na região Norte, a empresa oferece plano de carreira para estes profissionais.
Atualmente a grande maioria dos nossos gerentes/lideranças são profissionais que já trabalham na empresa, onde são preparados e promovidos.
Como sua Empresa vê os egressos de FATECs em relação às demais faculdades? Qual é o diferencial que esses alunos costumam apresentar?
Temos em nossa empresa Tecnólogos Fluviais e de Logística formados na FATEC.
Por ser uma faculdade de excelência, os alunos apresentam um diferencial com relação a capacidade de raciocínio, capacidade técnica e um elevado grau de competência e aprendizado.
O profissional de logística que sai hoje da vida acadêmica esta preparado para o mercado de trabalho? Que tipo de conhecimento ele poderia ter para estar melhor preparado?
Não está preparado totalmente para o mercado de trabalho, pois hoje existe um grande vácuo entre a vida acadêmica e profissional.
A grade curricular deixa a desejar no que tange a parte de negociação, comportamento e entendimento do negócio das empresas.
As faculdades deveriam estar mais próximas das empresas, efetuando pesquisa, levantamento das necessidades para a contratação de um profissional de logística e agregando matérias.
O que vemos hoje nas empresas são as Universidades Corporativas, cujo intuito é suprir as deficiências da formação acadêmica.
Quais as tecnologias sua empresa usa para auxiliar a logística?
BI – Business Intelligence, Tecnologia móvel, código de barras e rastreamento via satélite.
Sua empresa pensa em logística reversa? Como ela funciona em sua empresa?
Hoje operamos conforme a necessidade dos clientes na operação reversa.
Pensamos no assunto e estamos desenvolvendo sistema interno de gestão para este assunto.
(Entrevistador: Herbert Rosa)