Professor Doutor Marcelo Menezes
Pesquisa Operacional
Tempo de FATEC:
2 anos e meio
Conte um pouco sobre seu histórico docente.
Comecei a dar aulas em 1975 no projeto Mobral, aproximadamente 3 meses. Em 1987 comecei a ministrar aulas de matemática e estatística no colégio. Em 1989 iniciei o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, depois abri um cursinho pré-vestibular que durou 2 anos. Em 1994 iniciei o magistério no Ensino Superior. Em 1996 iniciei o doutorado na Escola Politécnica da USP. Após isso apenas leciono. Fiz faculdade de licenciatura em matemática e mestrado e doutorado em engenharia da produção. Ao todo já dei aula em 19 instituições.
Como foi sua chegada à FATEC Guarulhos.
No início dei aulas de cálculo e estatística e agora ministro aulas de pesquisa operacional. A FATEC foi a primeira escola pública em que trabalhei. Como sempre gostei de começar algo novo, como era uma faculdade nova, e a proposta de trabalho era séria, por não ser algo "empurrado com a barriga", me interessei muito.
Você sempre quis ser professor? Fale um pouco a respeito.
Não! nem era minha intenção dar aulas. Comecei por causa de um amigo meu que iria parar de dar aulas e me chamou para substituí-lo, como o trabalho tem horário flexível, e eu gosto de liberdade me identifiquei.
Como você visualiza os alunos da FATEC?
É um aluno mais aplicado que valoriza mais o curso, muitos já se dedicaram a pesquisas, e como já foi comprovado a empregabilidade dos alunos da FATEC é grande.
Se conselho funcionasse, qual seria o seu aos alunos da FATEC?
Fazer um planejamento de carreira, pois geralmente o aluno não sabe o que fazer, então ele deve visualizar um objetivo e estabelecer metas, como por exemplo, o que ele gostaria de ser ou de estar fazendo daqui a 20 ou 30 anos.
A FATEC Guarulhos apresenta algum diferencial das demais instituições de ensino superior que você conhece?
Sim, a FATEC Guarulhos ouve os alunos, alguns professores não gostam de ouvir os alunos, mas ouvir os alunos é ver as necessidades deles para ver qual ajuste tem que ser feito para melhorar.
Quais cursos extra-curriculares indicaria aos seus alunos?
Em especial, cursos de idiomas, principalmente inglês e espanhol. ahhh.... e fazer uma pós logo em seguida da faculdade.
Conte um pouco da sua vida fora da FATEC.
Fora da FATEC sobra tão pouco tempo. Trabalho só aqui. Fora da FATEC, trabalho em casa fazendo pesquisas e artigos, faço ginástica, canto em coral e para o lazer comer, beber e assistir teatro.