30 de ago. de 2009

ENTREVISTA COM O PROFESSOR

Nome e disciplinas do entrevistado:

Professor Doutor Marcelo Menezes
Pesquisa Operacional
Tempo de FATEC:
2 anos e meio

Conte um pouco sobre seu histórico docente.
Comecei a dar aulas em 1975 no projeto Mobral, aproximadamente 3 meses. Em 1987 comecei a ministrar aulas de matemática e estatística no colégio. Em 1989 iniciei o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, depois abri um cursinho pré-vestibular que durou 2 anos. Em 1994 iniciei o magistério no Ensino Superior. Em 1996 iniciei o doutorado na Escola Politécnica da USP. Após isso apenas leciono. Fiz faculdade de licenciatura em matemática e mestrado e doutorado em engenharia da produção. Ao todo já dei aula em 19 instituições.

Como foi sua chegada à FATEC Guarulhos.
No início dei aulas de cálculo e estatística e agora ministro aulas de pesquisa operacional. A FATEC foi a primeira escola pública em que trabalhei. Como sempre gostei de começar algo novo, como era uma faculdade nova, e a proposta de trabalho era séria, por não ser algo "empurrado com a barriga", me interessei muito.

Você sempre quis ser professor? Fale um pouco a respeito.
Não! nem era minha intenção dar aulas. Comecei por causa de um amigo meu que iria parar de dar aulas e me chamou para substituí-lo, como o trabalho tem horário flexível, e eu gosto de liberdade me identifiquei.

Como você visualiza os alunos da FATEC?
É um aluno mais aplicado que valoriza mais o curso, muitos já se dedicaram a pesquisas, e como já foi comprovado a empregabilidade dos alunos da FATEC é grande.

Se conselho funcionasse, qual seria o seu aos alunos da FATEC?
Fazer um planejamento de carreira, pois geralmente o aluno não sabe o que fazer, então ele deve visualizar um objetivo e estabelecer metas, como por exemplo, o que ele gostaria de ser ou de estar fazendo daqui a 20 ou 30 anos.

A FATEC Guarulhos apresenta algum diferencial das demais instituições de ensino superior que você conhece?
Sim, a FATEC Guarulhos ouve os alunos, alguns professores não gostam de ouvir os alunos, mas ouvir os alunos é ver as necessidades deles para ver qual ajuste tem que ser feito para melhorar.

Quais cursos extra-curriculares indicaria aos seus alunos?
Em especial, cursos de idiomas, principalmente inglês e espanhol. ahhh.... e fazer uma pós logo em seguida da faculdade.

Conte um pouco da sua vida fora da FATEC.
Fora da FATEC sobra tão pouco tempo. Trabalho só aqui. Fora da FATEC, trabalho em casa fazendo pesquisas e artigos, faço ginástica, canto em coral e para o lazer comer, beber e assistir teatro.


(Entrevistadora: Vanessa Martinelli)

15 de ago. de 2009

ACONTECEU...

TROTE
Alguns adoram....
Outros odeiam....

Os trotes de faculdades tornaram-se um rito de passagem desde a era medieval. Em geral os estudantes dessas épocas eram mal vistos pelo seu estilo, ou seja, com unhas sujas e compridas, cabelos longos, barbas crescidas entre outras características, sendo o trote uma tentativa de civilizá-los. Porém, nem muita coisa mudou....rsssrsr. Brincadeiras à parte, hoje, na FATEC Guarulhos, o intuito é o de criar uma integração entre os veteranos e os calouros, também carinhosamente conhecidos por “bixos”.

Foram feitas diversas confraternizações como pintura corporal com o nome da instituição, o famoso passo do “elefantinho”, pedágio solidário entre outros. Sempre com consciência, respeito e consentimento do próximo.
O corpo docente e discente dão as boas vindas aos novos FATECANOS !!!

(por Camila De Ciampis, Gabriella Denobile e Lany Pimentel)

1 de ago. de 2009

EMPRESAS DE LOGÍSITCA



TRANSPORTES BERTOLINI


Nome e função dos entrevistados:
Eliana Queiroz: Coordenadora de Recursos Humanos
Paulo Fontes: Gerente Corporativo de Logística

Do seu ponto de vista o que é logística?
A logística é percebida como uma das principais ferramentas gerenciais para a obtenção da vantagem competitiva. A racionalização de processos, com a conseqüente agregação de valor (e redução de custos) a produtos e serviços, tornou-se ponto vital para o desenvolvimento das empresas.
A logística é aplicada desde a análise do mercado e da previsão de demanda do produto até a aquisição de matéria prima, passando pelo gerenciamento e planejamento da produção, estoque e distribuição. As estratégias logísticas influenciam no projeto do produto, nas parcerias, nas alianças e na seleção de fornecedores. É ela que dá condições práticas para a concretização das estratégias e metas definidas pelo setor de marketing, assim como em outros processos vitais para os negócios.

Qual é o ramo da cadeia logística que sua Empresa atua?
Transporte multimodal (rodoviário e fluvial) e armazenagem.

Como está o mercado para novos profissionais?
O mercado está carente de bons profissionais que atuem nesta área. Todos os segmentos tem sua área de logística e suprimentos.
O mercado está bem aquecido.

Houve contratação no ultimo ano e há pretensão de contratar novos profissionais em sua empresa?
Sim, efetuamos contratação de novos profissionais.
Contratamos tecnólogos de logística para participarem do nosso Programa da Desenvolvimento de Liderança Operacionais – PDLO, com o intuito de prepará-los para assumir posições de comando.

Qual é o perfil que sua Empresa busca em um profissional de logística?
Perfil: Visão, empreendedorismo, domínio da área, estrategista, raciocínio lógico e com forte perfil de liderança.

Qual é a possibilidade de ascensão do profissional de logística dentro da Bertolini?
Como temos 21 filiais a nível Brasil e principalmente na região Norte, a empresa oferece plano de carreira para estes profissionais.
Atualmente a grande maioria dos nossos gerentes/lideranças são profissionais que já trabalham na empresa, onde são preparados e promovidos.

Como sua Empresa vê os egressos de FATECs em relação às demais faculdades? Qual é o diferencial que esses alunos costumam apresentar?
Temos em nossa empresa Tecnólogos Fluviais e de Logística formados na FATEC.
Por ser uma faculdade de excelência, os alunos apresentam um diferencial com relação a capacidade de raciocínio, capacidade técnica e um elevado grau de competência e aprendizado.

O profissional de logística que sai hoje da vida acadêmica esta preparado para o mercado de trabalho? Que tipo de conhecimento ele poderia ter para estar melhor preparado?
Não está preparado totalmente para o mercado de trabalho, pois hoje existe um grande vácuo entre a vida acadêmica e profissional.
A grade curricular deixa a desejar no que tange a parte de negociação, comportamento e entendimento do negócio das empresas.
As faculdades deveriam estar mais próximas das empresas, efetuando pesquisa, levantamento das necessidades para a contratação de um profissional de logística e agregando matérias.
O que vemos hoje nas empresas são as Universidades Corporativas, cujo intuito é suprir as deficiências da formação acadêmica.

Quais as tecnologias sua empresa usa para auxiliar a logística?
BI – Business Intelligence, Tecnologia móvel, código de barras e rastreamento via satélite.

Sua empresa pensa em logística reversa? Como ela funciona em sua empresa?
Hoje operamos conforme a necessidade dos clientes na operação reversa.
Pensamos no assunto e estamos desenvolvendo sistema interno de gestão para este assunto.


(Entrevistador: Herbert Rosa)